Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

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Neste espaço você encontra artigos sobre Educação, Psicopedagogia, Saúde Mental, Comunicação, Cidadania e Política. Além de fotos, vídeos, mensagens e muito mais. Agradeço sua visita!!!! Profª Dra. Regiane Souza Neves

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A profissão de Psicanalista


Símbolo da psicanalise 

CBO 2515-50 - Psicanalista - Analista (psicanálise)

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. 


A profissão de Psicanalista


Os Psicanalistas estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.





Os profissionais dessa família ocupacional atuam, principalmente, em atividades ligadas à saúde, serviços sociais e pessoais e educação. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações, como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.





Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.



Áreas de Atividades 


A – AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL, GRUPAL E INSTITUCIONAL.
1 Triar casos
2 Entrevistar pessoas
3 Levantar dados pertinentes
4 Ler processos e prontuários
5 Observar pessoas e situações
6 Escutar pessoas ativamente
7 Investigar pessoas, situações e problemas
8 Escolher o instrumento de avaliação
9 Aplicar instrumentos de avaliação
10 Mensurar resultados de instrumentos de avaliação
11 Analisar resultados de instrumentos de avaliação
12 Sistematizar informações
13 Elaborar diagnósticos
14 Elaborar pareceres, laudos e perícias
15 Responder a quesitos técnicos judiciais
16 Selecionar recursos humanos
17 Devolver resultados (devolutiva)
18 Recrutar recursos humanos para instituições

B – ANALISAR – TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. 
1 Propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (Setting)
2 Oferecer suporte emocional
3 Tornar consciente o inconsciente
4 Propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta
5 Interpretar conflitos e questões
6 Elucidar conflitos e questões
7 Promover integração psíquica
8 Promover desenvolvimento das relações interpessoais
9 Promover desenvolvimento da percepção interna (Insight)
10 Realizar trabalhos de estimulação psicomotora, psicológica e neuropsicológica
11 Mediar grupos, família e instituições para solução de conflitos
12 Reabilitar aspectos cognitivos
13 Reabilitar aspectos psicomotores
14 Reabilitar aspectos comportamentais
15 Reabilitar aspectos corporais
16 Facilitar grupos
17 Dar alta

C – ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. 
1 Propor alternativas de solução de problemas
2 Esclarecer as repercussões psicológicas decorrentes dos procedimentos médico-hospitalares
3 Informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano
4 Dar orientação para mudança de comportamento
5 Aconselhar pessoas, grupos e famílias
6 Orientar sobre vocações (Orientação vocacional)
7 Orientar grupos profissionais
8 Orientar sobre plano de carreira
9 Orientar grupos específicos (Pais, adolescentes etc)
10 Orientar sobre programas de saúde pública
11 Orientar as implementações de programas de prevenção na saúde pública
12 Assessorar instituições
13 Propor intervenções (Encaminhamento)

D – ACOMPANHAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES.
1 Acompanhar impactos de intervenções
2 Acompanhar o desenvolvimento e a evolução de intervenções
3 Acompanhar a evolução do caso
4 Acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização
5 Acompanhar resultados de projetos
6 Visitar instituições e equipamentos sociais
7 Visitar domicílios
8 Acompanhar visitas multidisciplinares
9 Participar de audiências
10 Acompanhar plantões técnicos
11 Acompanhar plantões de visita do tribunal de justiça
12 Acompanhar egressos de tratamento

E – EDUCAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES. 
1 Estudar casos em grupo
2 Apresentar estudos de caso
3 Ministrar aulas
4 Supervisionar profissionais da área e áreas afins
5 Supervisionar estágios da área e áreas afins
6 Realizar trabalhos para desenvolvimento de competências e habilidades profissionais
7 Formar psicanalistas
8 Formar especialistas da área
9 Treinar profissionais da área e afins
10 Desenvolver cursos para grupos específicos
11 Confeccionar manuais educativos
12 Reeducar pessoas para inserção social e familiar
13 Desenvolver processos de recrutamento e seleção
14 Desenvolver cursos para profissionais de outras áreas
15 Propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos
16 Desenvolver projetos educativos
17 Acompanhar resultados de cursos, treinamentos.

F – DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICAS E CLÍNICAS.
1 Investigar o psiquismo humano
2 Investigar o comportamento individual, grupal e institucional
3 Investigar comportamento animal
4 Definir problema e objetivos
5 Pesquisar bibliografia
6 Definir metodologias de ação
7 Estabelecer parâmetros de pesquisa
8 Construir instrumentos de pesquisa
9 Padronizar testes
10 Coletar dados
11 Organizar dados
12 Compilar dados
13 Fazer leitura de dados
14 Integrar grupos de estudos de caso

G – COORDENAR EQUIPES E ATIVIDADES DE ÁREA E AFINS 
1 Planejar as atividades da equipe
2 Programar atividades gerais
3 Programar atividades da equipe
4 Distribuir tarefas à equipe
5 Trabalhar a dinâmica da equipe
6 Monitorar atividades de equipes
7 Preparar reuniões
8 Coordenar reuniões
9 Coordenar grupos de estudo
10 Organizar eventos
11 Identificar recursos da comunidade
12 Avaliar propostas e projetos
13 Avaliar a execução das ações

H – PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL
1 Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios
2 Participar de reuniões científicas (Congressos, etc)
3 Publicar artigos, ensaios, livros científicos
4 Participar de comissões técnicas
5 Participar de conselhos municipais, estaduais e federais
6 Participar de entidades de classe
7 Participar de eventos junto aos meios de comunicação
8 Divulgar práticas do psicólogo e psicanalista
9 Fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais
10 Fornecer subsídios à formulação de políticas públicas
11 Fornecer subsídios à elaboração de legislação
12 Buscar parcerias

I – REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS 
1 Redigir pareceres
2 Redigir relatórios
3 Agendar atendimentos
4 Convocar pessoas
5 Receber pessoas
6 Organizar prontuários
7 Preencher formulários e cadastro
8 Consultar cadastros
9 Criar cadastros
10 Redigir ofícios, memorandos, despachos.
11 Redigir projetos para captação de recursos
12 Criar instrumentos de controle administrativo
13 Compor reuniões administrativas e técnicas
14 Fazer levantamentos estatísticos
15 Comprar material técnico
16 Prestar contas

J - COMPETÊNCIAS PESSOAIS

1 Manter sigilo
2 Cultivar a ética
3 Demonstrar ciência sobre código de ética profissional
4 Demonstrar ciência sobre legislação pertinente
5 Trabalhar em equipe
6 Manter imparcialidade e neutralidade
7 Demonstrar bom senso
8 Respeitar os limites de atuação
9 Ser psico-analisado
10 Ser psico-terapeutizado
11 Demonstrar continência (Acolhedor)
12 Demonstrar interesse pela pessoa/ser humano
13 Ouvir ativamente (saber ouvir)
14 Manter-se atualizado
15 Contornar situações adversas
16 Respeitar valores e crenças dos clientes
17 Demonstrar capacidade de observação
18 Demonstrar habilidade de questionar
19 Amar a verdade

Recursos de trabalho

* Caixa lúdica
* Testes
* Computador
* Questionários
* Inventários
* Material gráfico
* Escolas
* Softwares específicos
* Divã
* Material lúdico
(*) Ferramentas mais importantes


A Formação em Psicanálise é de caráter Livre no Brasil, porém, é reconhecida e amparada pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego – CBO nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho, Parecer CONJUR/MS/CMA 452/2.


Artigo escrito por: 

Dra. Regiane Souza Neves


Presidente e Coordenadora de Ensino Superior: Graduação, Pós-Graduação e Extensão na ABRAPEE (Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação) 
Sócia-Proprietária e Diretora do Ceadeh (Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano) 

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