Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

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O que são PPI e PPP?

Projeto Político Institucional e Projeto Político Pedagógico


O PPI e o PPP, representam a filosofia organizacional e educacional da instituição de ensino, apontando diretrizes e estratégias de atuação, a curto, médio e longo prazo. Orientam o processo de evolução das práticas pedagógicas e acadêmicas, tendo em vista os objetivos e metas da Instituição. 

O PPI, considera o ponto de vista ideológico e a intencionalidade da instituição onde amplia o marco doutrinário-filosófico e os referenciais educacionais da instituição, valoriza seu marco situacional e o contexto cultural, social e econômico onde ela esta inserida. Também, define elementos norteadores da identidade estratégica da Instituição (visão de futuro, missão, princípios, valores institucionais, objetivo geral e específico). 

O PPP, contextualiza a proposta pedagógica, o marco operacional e as políticas didáticas para o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Gestão Pedagógica. Ambos fazem parte da natureza do ato pedagógico, articulação entre limites e possibilidades. Refere-se à relação entre administradores, professores, funcionários e alunos e destes com um contexto social mais amplo e ainda, a valorização docente, onde refere-se a formação, inicial e continuada, condições dignas de trabalho, incluindo recursos didáticos, físicos e materiais, dedicação integral, redução do número de alunos por sala, remuneração, dentre outros. 

O PPI requer, para a sua construção, a análise e discussão de pelo menos alguns elementos básicos as finalidades da instituição, a sua estrutura organizacional, o currículo, o tempo de formação dos alunos, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação. 

O mundo da educação é bastante complexo, pois diz respeito às pessoas e ao seu contexto sociocultural, aos sujeitos, aos acontecimentos, aos conflitos de liberdade e decisão e às condições de vida. O principal componente em uma escola é o ser, humano, social, cultural, que se agrupa em categorias distintas, quais sejam: dirigentes, docentes, técnicos e alunos. 

É este ser, ele o componente da organização dotado de ação própria, inteligência e vontade, portanto, a gestão deve ser centrada nas pessoas, sendo estas capazes de produzir os outros recursos e resultados necessários. A prática democrática faz-se necessária. 

A construção do PPP implica também, a existência de uma gestão democrática. Um projeto político pedagógico corretamente construído não garante por si só que a escola se transforme em uma instituição com melhor qualidade, mas permitirá, certamente, que seus integrantes tenham consciência de seus rumos, interfiram em seus limites, aproveitem melhor suas potencialidades e equacionem de maneira coerente as dificuldades encontradas, possibilitando pensar em um processo com melhor qualidade e aberto a uma sociedade em constante mudança. 

Dra. Regiane Souza Neves

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