Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves
Neste espaço você encontra artigos sobre Educação, Psicopedagogia, Saúde Mental, Comunicação, Cidadania e Política. Além de fotos, vídeos, mensagens e muito mais. Agradeço sua visita!!!! Profª Dra. Regiane Souza Neves

Agradeço a sua visita. Continue visitando meu blog. Você é o visitante número:

Ministério da Educação orienta sobre planos municipais escolares

Fonte: www.brasil.gov.br
Quando o Plano Nacional da Educação for sancionado, MEC disponibilizará portal de informações e assistência técnica para gestores e dirigentes.
Aprovado e publicado o novo Plano Nacional de Educação (PNE), começa uma nova etapa: a construção de planos estaduais e municipais. O prazo para que isso seja feito é um ano, a partir da publicação da lei do PNE. O texto-base foi aprovado pela Câmara dos Deputados, nesta última quarta-feira (28). 
O texto deve seguir para o Legislativo, que ainda vai discutir os destaques à matéria, na próxima semana e depois disso o PNE será enviado ao Palácio do Planalto para sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), 50% dos municípios alegam ter um plano municipal, mas muitos deles possuem erros. Essa afirmação foi reforçada pela coordenadora-geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Rosiléa Maria Wille "Mesmo aqueles municípios que têm um plano municipal terão que adequá-lo ao novo PNE".
Durante seminário no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Florianópolis, a coordenadora orientou os gestores na elaboração. Segundo ela, é preciso fazer um diagnóstico do município, um levantamento que mostre a situação e o atendimento nas escolas. A recomendação é formar um grupo para a elaboração do plano, que conte com a participação de diversos entes. O Ministério Público também deve ser convidado para acompanhar o processo.
Em Juquitiba (SP), o plano já foi elaborado. Segundo o secretário de educação, José Augusto Lima, o município fez questionários e mobilizou professores, entidades e representantes da sociedade para a atualização do antigo plano, que terminou em 2013. 
Implantação
Para ajudar os gestores, o MEC vai disponibilizar o portal Planejando a Próxima Década - Construindo os Planos de Educação, quando o PNE for sancionado. Nele será possível consultar dados dos municípios e estados, e acessar sugestões personalizadas de trajetórias para o cumprimento das metas.
O MEC também disponibilizará assistência técnica. Desde meados do ano passado, 3 mil municípios solicitaram a ajuda e estão sendo atendidos. Os gestores devem procurar a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos estados para se cadastrar. 
Outro portal, 'De Olho nos Planos', organizado por seis entidades, entre elas a Undime, permite aos gestores o acesso a outras experiências e a informações sobre como incentivar processos participativos e utilizar indicadores. O site também acompanha, com o registro dos gestores, a elaboração dos planos.
Diretrizes
O novo PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Dentro desse período o governo deve destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, atualmente são investidos menos de 6% do PIB. Além disso, as outras diretrizes determinadas pelo texto-base contemplam:
  • A erradicação do analfabetismo;
  • O aumento de vagas em creches, no ensino médio, no profissionalizante e nas universidades públicas;
  • A universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos
  • A oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. 
Fonte:


Portal Brasil com informações da Agência Brasil 

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino
clique na foto para acessar o site do CEADEH

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves
clique na imagem para acessar