Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves
Neste espaço você encontra artigos sobre Educação, Psicopedagogia, Saúde Mental, Comunicação, Cidadania e Política. Além de fotos, vídeos, mensagens e muito mais. Agradeço sua visita!!!! Profª Dra. Regiane Souza Neves

Agradeço a sua visita. Continue visitando meu blog. Você é o visitante número:

Participação dos pais na educação de valores e na vida escolar dos filhos é fundamental

A participação dos pais na educação de valores e na vida escolar de seus filhos é uma postura indicada por especialistas e profissionais da Educação. A parceria entre educadores e família na formação de cidadãos também é defendida por mães de alunos da rede estadual.

“O filho sempre segue o que ele aprende em casa, por isso eu acho muito importante nós mostrarmos o que é certo”, comenta a dona de casa Luciane de Lima, que revela a importância de transmitir valores como respeito, tolerância e solidariedade ao seu filho Bruno, de 10 anos, aluno da E.E. Major José Marcelino da Fonseca, na zona norte da capital.

Assim como Luciene, as mães Shirley Almeida, Luciana Barbosa e Maria Ester Castro reforçam a corrente. “Em casa, nós ensinamos que cada um é diferente do outro e, então, eles têm que tratar todas as pessoas com respeito”, relata Shirley. “O mais importante é dar o exemplo, pois muitas vezes não adianta apenas falar”, completa Maria Ester.

A educação de valores, que deve formar um conjunto com ensino formal, é o foco dessas mães, que assim desenvolvem papel fundamental na formação da personalidade de seus filhos. “Eles têm que ter a consciência da união e do respeito. Por isso, sempre reforço para que eles sigam o caminho correto, para que eles tenham um futuro dentro de uma sociedade melhor”, explica Shirley.

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), órgão da Secretaria, elaborou dez sugestões para que pais e mães de alunos da rede estadual paulista acompanhem o desenvolvimento escolar de seus filhos. Além disso, o chefe de gabinete Fernando Padula relatou em artigo a importância do envolvimento dos pais no desenvolvimento e sucesso educacional de crianças e jovens.

A premissa é também uma das bases do programa Educação – Compromisso de São Paulo, lançado pelo secretário Herman Voorwald em outubro de 2011. De acordo com a iniciativa, a participação da sociedade na educação é um dos pilares fundamentais para colocar a educação paulista entre as mais avançadas do mundo.

Com informações de educacao.sp.gov.br

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino
clique na foto para acessar o site do CEADEH

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves
clique na imagem para acessar