Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves
Neste espaço você encontra artigos sobre Educação, Psicopedagogia, Saúde Mental, Comunicação, Cidadania e Política. Além de fotos, vídeos, mensagens e muito mais. Agradeço sua visita!!!! Profª Dra. Regiane Souza Neves

Agradeço a sua visita. Continue visitando meu blog. Você é o visitante número:

O Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP fecha o ano com uma grande conquista

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

O IMREA da USP fecha o ano com uma grande conquista: acaba de ganhar uma das mais importantes acreditações internacionais – CARF, sigla em inglês para Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities, entidade canadense mundialmente reconhecida por seus altos níveis de exigência na acreditação de centros de reabilitação do mundo. A acreditação é uma maneira formal de reconhecer e evidenciar processos seguros e que garantam a qualidade do tratamento.

Desde o início de 2013, o IMREA vem promovendo uma série de mudanças e melhorias na estrutura física e em seus processos assistenciais e administrativos com o objetivo principal de garantir ainda mais qualidade e segurança na reabilitação das pessoas com deficiência física. O intuito é atender os pacientes de acordo com padrões internacionais de qualidade.

O IMREA é primeira Instituição brasileira a obter a certificação fornecida pela CARF. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, declarou que a acreditação conquistada pelo IMREA permitirá que o Instituto figure entre os principais centros de referência em reabilitação física do mundo.

O resultado do esforço para obtenção do reconhecimento internacional já reflete no atendimento aos pacientes. Para facilitar o processo de adequação aos requisitos da CARF, o IMREA criou, em 2012, um comitê com integrantes de diversas áreas, incluindo membros da Diretoria, do serviço médico, da equipe multiprofissional e da administração. “O maior desafio desse processo foi promover as bases para uma mudança de cultura, com foco na excelência e melhoria contínua, além de assegurar a gestão de mudanças e reestruturações em curto prazo, envolvendo todos os pacientes, cuidadores e colaboradores”, observa Fábio de Souza e Castro, diretor administrativo do IMREA e gerente do Comitê.

A conquista da CARF incluiu cumprimento a cerca de 2 mil requisitos, divididos em 14 critérios administrativos e assistenciais, entre eles: o desenvolvimento de um programa anual de treinamento, com foco na saúde e na segurança; o desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e indicadores de avaliação dos resultados dos programas de reabilitação, que permitem que os pacientes e profissionais acompanhem o desempenho da Instituição, comparando-o com parâmetros mundiais; a redefinição do formato dos prontuários e de seus processos logísticos, focando na segurança da informação; a criação de manuais, cartilhas e materiais de orientação aos pacientes; a implantação do espaço educativo, para que os pacientes possam realizar pesquisas relacionadas à deficiência e assuntos correlatos e a divulgação de seus direitos e deveres.

A comissão avaliadora da CARF participou de reuniões, assistiu a apresentações, conversou com pacientes e colaboradores e verificou pessoalmente a qualidade dos serviços oferecidos e os protocolos clínicos cumpridos pelo IMREA. Os auditores elogiaram as unidades e o entusiasmo dos profissionais, além de fornecer um breve relatório com algumas recomendações e sugestões de melhorias.

A CARF foi fundada em 1966 e é uma Instituição acreditadora independente e sem fins lucrativos de serviços sociais e de saúde em diversas áreas, incluindo serviços de reabilitação, equipamentos médicos duráveis, próteses, órteses e suprimentos. O grupo CARF International atualmente é responsável pela acreditação de mais de 50 mil programas e serviços em 23 mil locais, nas Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e África, com mais de 8 milhões de pessoas de todas as idades sendo beneficiadas anualmente pelos 6,7 mil prestadores de serviços acreditados pelo grupo.

O IMREA - Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é uma entidade do governo do Estado de São Paulo, cujo objetivo é atender pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social e profissional. Foi criado em 1975 como uma Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (DMR).


Em sua trajetória, tornou-se um centro de referência em reabilitação, participando do desenvolvimento de políticas públicas para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas de sociedade. Em 2009, adquiriu a condição de Instituto, por meio do decreto n° 53.979, de 29 de janeiro de 2009, do Governo do Estado de São Paulo. Conta com cinco unidades de atendimento de reabilitação e coordena o Comitê Gestor da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, da qual o IMREA faz parte.

A Rede Lucy é um dos principais projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, e está presente em cidades do interior de São Paulo, além de contar com uma Unidade Móvel que presta atendimento onde não há unidades da Rede.

O IMREA integra a estrutura acadêmica da Faculdade de Medicina da USP, por meio do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho. Participa dos programas de residência médica, promove cursos para especialização de profissionais da saúde em reabilitação e atua na Graduação e pós-graduação em Medicina Fisiátrica, além de atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas clínicas.


Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino
clique na foto para acessar o site do CEADEH

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves
clique na imagem para acessar