Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves
Neste espaço você encontra artigos sobre Educação, Psicopedagogia, Saúde Mental, Comunicação, Cidadania e Política. Além de fotos, vídeos, mensagens e muito mais. Agradeço sua visita!!!! Profª Dra. Regiane Souza Neves

Agradeço a sua visita. Continue visitando meu blog. Você é o visitante número:

Saiba como escolher um bom BERÇÁRIO ou "ESCOLINHA" para o seu filho

Mamãe... É inicio de ano e você está procurando um berçário ou “escolinha” para seu filho? No entanto, é muito complicado encontrar um local que seja adequado as normas legais, que cumpram rigorosamente as leis e que além de tudo isso cuide do seu filho como se fosse sua segunda casa, com boa alimentação, higiene e carinho, como se estivesse na casa da vovó. Acertei, não é? Eu lhe entendo!
Por isso, reuni neste texto alguns fatores importantes na hora de escolher um bom berçário, creche ou pré-escola. Veja alguns itens que precisam ser levados em consideração para que além da sua confiança nos cuidados com seu filho, também, seja regularmente fiscalizado pelos órgãos competentes. Estes itens são importantes tanto para locais particulares quanto os mantidos pelo poder público. 
Antes de matricular seu filho, faça visitas em vários locais que prestam este serviço, pesquise tudo, como por exemplo: quem são os donos/mantenedores (no caso de local particular ou creche conveniada com a prefeitura), quanto tempo trabalham na área, se tem formação na área da educação ou saúde, quantas crianças atendem, quantos funcionários possuem, etc. 
Quando visitar o local é importante que tenha atenção quanto à estrutura, pergunte sempre sobre tudo aquilo que não estiver à vista, ou seja, tudo o que não aparecer, como por exemplo: termos de garantia ou termos de validade de extintores, limpeza de caixas d'água, filtros, dedetização, etc... Verifique também o cardápio que deve ser elaborado por nutricionista e quando possível adaptado as necessidades do seu filho. Não se esqueça de perguntar de que forma cuidam das crianças com problemas alérgicos como a lactose, a produtos de limpeza, corantes, etc. Se possuem um instrumento de informações quanto a saúde ou problemas de saúde das crianças, e também, de que maneira realizariam um atendimento de primeiros socorros, caso seja necessário, tais como asfixia, febre, dores, machucados por queda, etc. E quais os procedimentos quanto a períodos de férias e feriados prolongados.
Segundo a LDB 9394/96, a educação infantil deverá ser oferecida em: 1) Creches ou entidades equivalentes para crianças de até 3 anos de idade; 2) pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos de idade. 
Existem as Escolas de Educação Infantil, particulares, que oferecem os serviços de berçário, creche e pré-escola em um só local. Fique atenta a estrutura, se há espaço suficiente para todos os níveis de atendimento.
As crianças podem ficar em período integral, semi integral ou meio período, agrupadas por idade, uma vez que seus interesses e necessidades mudam conforme seu crescimento, essa divisão facilita a programação das atividades mais adequadas a cada faixa etária.
Não esqueça que segundo a nossa legislação, o objetivo deste nível de ensino, é proteger e propiciar cuidados integrais de higiene, alimentação, educação e saúde, de forma que sejam atendidas as necessidades bio-psico-sociais da criança, dentro de um clima afetivo, com cuidados mais individualizados possíveis. 
Verifique todos os anos se a instituição cadastrou seu filho no banco de dados do órgão competente. É obrigatório, e seu filho estará devidamente matriculado para cursar o ano letivo.
Aliás, ESCOLINHA é o nome carinhoso que se dá as escolas infantis, mas não é por causa disso, que elas não são obrigadas a funcionar conforme as leis nacionais de educação.
Preste muita atenção, não importa o preço que cobrem (no caso de local particular) mesmo que você ache o valor baixo ou alto, sempre tenha dúvidas, pergunte, investigue, saiba quem são as pessoas, quem são os responsáveis pela integridade do seu filho. 
Lembre-se, não basta confiar nas pessoas, é necessária uma boa parceria entre pais e berçário/creche/pré-escola, para que a pessoa mais importante "seu filho", esteja sempre bem acolhido.




Dra. Regiane Souza Neves – Presidente e Coordenadora de Ensino Superior da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação; Diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano; Doutora e Mestre em Saúde Mental com Ênfase em Psicanálise Clínica; Especialista em Educação e Legislação de Ensino; Especialista em Orientação Vocacional; Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga; Autora dos livros: 1) Manual do Administrador Escolar: Legislação, Organização e Estrutura do Ensino; 2) Gestão da Sala de Aula - Discutindo valores: ética, moral e cidadania; 3) Desenvolvimento Educacional: um olhar psicopedagógico; 4) A Formação de Professores no Brasil.

Imagens gratuitas frepik - http://br.freepik.com/fotos-gratis

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino
clique na foto para acessar o site do CEADEH

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves
clique na imagem para acessar