Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves
Neste espaço você encontra artigos sobre Educação, Psicopedagogia, Saúde Mental, Comunicação, Cidadania e Política. Além de fotos, vídeos, mensagens e muito mais. Agradeço sua visita!!!! Profª Dra. Regiane Souza Neves

Agradeço a sua visita. Continue visitando meu blog. Você é o visitante número:

A escola encaminhou meu filho ao psicopedagogo. Por quê???



Seu filho está tendo problemas na escola, se queixa na hora das atividades e lições de casa e tem dificuldades para entender o conteúdo passado pelos professores? 

Calma!!! Você não é a única pessoa a passar por isso. 

Não há nada mais frustrante para o professor e angustiante para os pais do que se defrontar com a situação de algumas crianças que não aprendem a ler, a escrever, a calcular e realizar demais atividades no mesmo ritmo que outras. Normalmente, as crianças ou adolescentes são encaminhadas ao psicopedagogo quando apresentam dificuldades de aprendizagem. O atendimento psicopedagógico é importante por ser o primeiro encaminhamento que deverá ser feito pela escola, pois através dele haverá um diagnóstico e se houver necessidade o psicopedagogo realizará o tratamento adequado ou encaminhamento aos demais profissionais da área da saúde ou educação.

O trabalho psicopedagógico com crianças e adolescentes em idade escolar desenvolve potencialidades e aperfeiçoa as habilidades e aprendizagens. Inicialmente, é realizada a avaliação psicopedagógica, necessária para o psicopedagogo detectar os problemas de aprendizagem apresentados pelo paciente, bem como identificar suas causas, considerando os múltiplos fatores envolvidos no processo de aprendizagem. Durante a análise são utilizados procedimentos e testes projetivos, cognitivos, psicomotores, linguísticos entre outros. Além da anamnese que é realizada com os pais, também pode ser possível uma visita à escola. Após o período que chamamos de "diagnóstico psicopedagógico" elabora-se, então, o laudo psicopedagógico em duas vias, sendo uma para a escola e outra para os pais. Se confirmada a hipótese de dificuldade ou transtorno de aprendizagem, um plano de trabalho para tratamento psicopedagógico é elaborado e discutido com os pais. A partir daí se dá início ao que chamamos de "intervenção psicopedagógica". 

A evolução do paciente, bem como o tempo de tratamento, depende da causa e do tipo de problema diagnosticado no processo de avaliação. Seja qual for o caso, a intervenção psicopedagógica clínica visa à reabilitação do paciente, de modo que ele atinja o mais alto nível funcional possível, fazendo uso de suas potencialidades para minimizar o impacto de suas dificuldades e, desta forma, melhorar seu desempenho escolar, saindo de um estado patológico para um estado saudável de aprendizagem. 

Para os adolescentes ou jovens, o trabalho psicopedagógico pode ir além do atendimento em suas dificuldades de aprendizagem, sendo também muito significativo em orientação vocacional, pois ajuda na construção de autoconhecimento, a busca da identidade ocupacional e o projeto de vida. A orientação nesta etapa da vida pode ser muito importante, uma vez que muitos dos atendidos não têm objetivos pré-definidos, podendo desviar-se de planos e projetos para o futuro.

Para ter uma orientação mais detalhada procure Atendimento Psicopedagógico.





Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino
clique na foto para acessar o site do CEADEH

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves

Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves
clique na imagem para acessar