Seja bem vinda (o) ao blog da Profª Dra. Regiane Souza Neves

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A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA PRÁTICA

Por: Profª Dra. Regiane Souza Neves 

A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.
Integrada com a Coordenação Pedagógica e Docentes, a O.E. deverá ser um processo cooperativo devendo:
- mobilizar a escola, a família e a criança para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos; 
- cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento das classes e dos alunos em particular; 
- manter os professores informados quanto às atitudes da O.E. junto aos alunos, principalmente quando esta atitude tiver sido solicitada pelo professor;
- esclarecer a família quanto às finalidades e funcionamento da O.E;
- atrair os pais para a escola a fim de que nela participem como força viva e ativa;
- desenvolver trabalhos de integração: pais x escola, professores x pais e pais x filhos;
- pressupor que a educação não é maturação espontânea, mas intervenção direta ou indireta que possibilita a conquista da disciplina intelectual e moral;
-trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando;
- organizar dados referentes aos alunos;
- procurar captar a confiança e cooperação dos educandos, ouvindo-os com paciência e atenção;
- ser firme quando necessário, sem intimidação, criando um clima de cooperação na escola;
- desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização; 
- tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos fazendo integração junto às diversas disciplinas.

Orientação junto aos professores: 
- treinamento de professores em observação e registro do comportamento do aluno; 
- orientação e pesquisa sobre as causas do desajustamento e aproveitamento deficiente do aluno;
- assessorar os professores no planejamento de experiências diversificadas que permitam ao aluno;
- descobrir através da auto avaliação e da execução de atividades, suas dificuldades e facilidades;
- descobrir o seu modo e ritmo de trabalho;
- descobrir sua forma de relacionar-se com os colegas e profissionais da escola;
- fazer escolhas;
- treinar a auto avaliação;
- recursos teóricos para interpretar os dados obtidos nas observações; 
- desenvolvimento de acordo com a faixa etária;
- pesquisa sobre as causas de desajustamento e aproveitamento deficiente do aluno.


Oferecer subsídios aos professores quanto a:
- coleta e registro de dados de alunos através de observações, questionários, entrevistas, reuniões de alunos, reuniões com pais;
- desenvolver um trabalho de prevenção;
- estudo sobre o rendimento dos alunos e tarefas educativas conjuntas que levem ao alcance dos objetivos comuns;
- sugerir a realização de estudos por profissionais especializados a pais, alunos e professores;
- avaliação dos resultados do processo ensino-aprendizagem, adequando-os aos objetivos educacionais, assessorando e decidindo junto com o professor e Conselho de Classe os casos de aprovação e reprovação do aluno.

Orientação junto às famílias dos alunos:
- entrevista com os pais para troca de dados e informações acerca do aluno; 
- propiciar aos pais o conhecimento de características do processo de desenvolvimento psicológico da criança, bem como de suas necessidades e condicionamentos sociais; 
- refletir com os pais o desempenho dos seus filhos na escola e fornecer as observações sobre a integração social do aluno na escola, verificando variáveis externas que estejam interferindo no comportamento do aluno, para estudar diretrizes comuns a serem adotadas; 
- a orientação familiar se fará através de reuniões individuais com os pais, em pequenos grupos e nas reuniões bimestrais programadas constantes do Calendário Escolar.

Orientação junto aos alunos: 
- atendimentos individuais, sempre que for necessário para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações de classe, recreios, desempenho escolar, pontualidade, cuidado com material de uso comum, relacionamento com os colegas de classes e outros alunos do colégio, respeito aos professores e funcionários; 
- atendimentos grupais sempre que for necessário para reflexão de problemas citados acima ocorridas em situações de grupo. 
- esclarecer quanto as regras no que diz respeito ao cumprimento das normas do colégio.

Objetivo Geral 

A Orientação Educacional se propõe em ser um processo educacional organizado, dinâmico e contínuo. Atua no educando, através de técnicas adequadas às diferentes faixas etárias, com a finalidade de orientá-lo na sua formação integral, levando-o ao conhecimento de si mesmo, de suas capacidades e dificuldades oferecendo-lhe elementos para um ajustamento harmonioso ao meio escolar e social em que vive.

Objetivos específicos relacionados aos professores:
- assessorar o professor no acompanhamento e compreensão de sua turma; 
- Integrar-se às diversas disciplinas visando o desenvolvimento de um trabalho comum e a formulação das habilidades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos; 
- garantir a continuidade do trabalho; 
- avaliar e encaminhar as relações entre os alunos e a escola; 
- assessorar o professor na classificação de problemas relacionados com os alunos, colegas etc; 
- desenvolver uma ação integrada com a coordenação pedagógica e os professores visando a melhoria do rendimento escolar, por meio da aquisição de bons hábitos de estudo.

Atividades junto aos professores:
- divulgação do perfil das classes; 
- organização de arquivos e fichas cumulativas; 
- proposição de estratégias comuns entre os professores, coordenação e orientação; 
- análise junto a coordenação dos planejamentos das diversas disciplinas; 
- realização de atendimentos individuais e/ou grupo nas reuniões de curso para receber ou fornecer informações necessárias dos alunos; 
- realização de atendimentos individuais na O.E para fornecer ou receber informações necessárias dos alunos; 
- análise e avaliação dos resultados quantitativos e qualitativos dos alunos das classes junto à coordenação para posteriores encaminhamentos; 
- participação nas reuniões de curso; 
- participação nas reuniões de HTPC; 
- participação na preparação e realização dos Conselhos de classe; 
- participação nos eventos da escola; 
- organização e participação junto à coordenação das atividades extracurriculares.

Objetivos específicos relacionados aos alunos: 
- orientação vocacional; 
- instrumentalizar o aluno para a organização eficiente do trabalho escolar, tornando a aprendizagem mais eficaz; 
- identificar e assistir alunos que apresentam dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e/ou outras dificuldades escolares; 
- acompanhar a vida escolar do aluno; 
- assistir o aluno na análise de seu desempenho escolar e no desenvolvimento de atitudes responsáveis em relação ao estudo; 
- promover atividades que levem o aluno a analisar, discutir, vivenciar e desenvolver atitudes fundamentados em valores; 
- promover atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade e a cultura em que vive o aluno; 
- despertar no aluno o respeito pelas diferenças individuais, o sentimento de responsabilidade e confiança nos meios pacíficos para o encaminhamento e solução dos problemas humanos; 
- promover atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos valores, das implicações e das responsabilidades em relação à dimensão afetiva e sexual do indivíduo de acordo com a filosofia da escola e os valores da família; 
- identificar na escola, eventos esportivos, culturais e de lazer que possam ser utilizados pelos alunos; 
- desenvolver atitudes de valorização do trabalho como meio de realização pessoal e fator de desenvolvimento social; 
- Levar o aluno a identificar suas potencialidades, características básicas de personalidade e limitações preparando-o para futuras escolhas; 
- Preparar o aluno para a escolha de representantes de classe e/ou comissões; 
- Preparar e acompanhar os representantes de classe para o exercício de suas funções; 
- Promover atividades que desenvolvam aspectos relativos a dificuldades e/ou necessidades inerentes à faixa etária; 
- Desenvolver o relacionamento interpessoal e hábitos de trabalho em grupo.

Atividades junto aos alunos:
- Realização de sessões de orientação com cada série, previamente agendadas em calendário, onde o O.E estará propondo temas (textos, trabalhos em grupo, vídeo, informática, debates, atividades extra-classe etc) que vão ao encontro dos objetivos propostos e às necessidades e interesses da faixa etária a ser trabalhada; 
- Realização de reuniões com representantes de classe e/ou comissões; 
- Participação dos eventos da escola (atividades extraclasse, jogos, festa junina, encontros, viagens etc); 
- Realização de atendimentos individuais e/ou pequenos grupos.

Objetivos específicos relacionados aos pais: 
- Oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos, para maior auto realização dos mesmos; 
- Garantir o nível de informações a respeito da vida escolar dos alunos; 
Interpretar e encaminhar dúvidas, questionamentos.

Atividades relacionadas aos pais: 
- Entrevistas solicitadas pelas famílias; 
- Entrevistas solicitadas pela escola; 
- Palestras (junto à coordenação e APM); 
- Reuniões.

Cursos e palestras para escolas, associações, sindicatos, ong's e diretorias de ensino

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Livros de autoria da Profª Dra. Regiane Souza Neves

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