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Algumas adaptações físicas para aluno cadeirante

Muitos profissionais da educação me perguntam...Que adaptações físicas devemos fazer na escola e na sala de aula considerando o aluno cadeirante e como incluí-lo nas atividades?

A escola que irá receber um aluno cadeirante necessita de um detalhado estudo sobre a sua estrutura. É fundamental tratar esse aluno de forma que ele se sinta incluído e uma pessoa que tem direitos e deveres como qualquer outro, que necessita apenas de uma adaptação física e estrutural para melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser independente.

Para incluir um aluno com deficiência física na escola é necessário que a escola possua adaptações coerentes com a necessidade do aluno como: portas largas, rampas de acesso ou elevador, cadeira adaptada para banheiro, sanitário adaptado, mesa acoplada na cadeira de rodas, entre outros itens.

A integração em sala de aula é fundamental. A professora deverá conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo aluno, explicando toda situação do cadeirante. Os alunos precisam estar preparados para receber o colega. Muitas vezes a discriminação acontece pela falta de conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova.

Algumas dicas para inclusão do aluno com limitações motoras na sala de aula:

1. O aluno deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção e integração na turma;
2. O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada;
3. Poderá ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros para realizar as atividades e avaliações, quando a sua dificuldade motora for também no membro superior, isso inclusive é garantido por lei. Lembre-se que ele tem esse direito;
4. Alguns podem utilizar-se de adaptações para escrita, máquinas de escrever ou até mesmo computadores para escrever, é necessário que a escola tenha os materiais didáticos e pedagógicos adaptados que atendam a necessidade do aluno;
5. Para as atividades extraclasse é importante avaliar previamente a acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem maiores transtornos ou constrangimentos. Se o local não tem acessibilidade, escolha outro. A inclusão só existe quando todos os alunos podem participar de todas as atividades propostas;
6. Quando o aluno tiver uma dificuldade cognitiva associada à limitação motora poderá ser necessária alguma adaptação curricular, pra isso é deve realizar um prévio diagnóstico dos seus conhecimentos e assim organizar o PEI e a adaptação curricular;
7. O aluno pode necessitar de algum auxílio ao entrar e sair da sala, apenas ofereça ajuda e ajude-o se ele desejar, para não constrangê-lo perante os demais;
8. Se for possível, a sala de aula deve ser organizada de forma que o aluno cadeirante possa circular sem dificuldades.

Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e intelectuais. Lembre-se, somos todos diferentes, todos temos dificuldades e é isso o que nos torna iguais.

Imagem: Ministério da Educação


Prof. Dra. Regiane Souza Neves - Atua há 26 anos na área da educação onde foi professora, coordenadora pedagógica e diretora, sendo que nesta última função permaneceu por 15 anos como diretora na educação básica e está há 7 anos como diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano (escola de formação continuada para educadores). Também atua há 11 anos em clínica como neuropsicopedagoga, neuropsicologa, psicopedagoga, psicomotricista e psicanalista, onde realiza diagnósticos para transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD entre outros. Há 20 anos atua em estudos e desenvolvimento de políticas públicas.