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A criança e o conhecimento de número


Piaget, em seu livro “A gênese do número na criança,” distingue três fases no desenvolvimento da criança. Na primeira fase (nível I), a criança atua exclusivamente com base na percepção, ou melhor, na intuição. A segunda fase (nível II) é caracterizada pela descoberta momentânea dos problemas.  Na terceira fase (nível III), a criança percebe e resolve imediatamente os problemas apresentados uma vez que já se encontram no domínio da operação.

A fim de verificar se a criança já é capaz de dominar o conceito de número, é necessário que o educador realize uma sondagem, pois tem como objetivo principal determinar o grau de aquisição no desenvolvimento cognitivo.

Uma proposta de trabalho com a Matemática deve encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas, não apenas numéricas, mas também aquelas relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade.

No ensino de Matemática, o mais importante é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança. O pensamento lógico-matemático é fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinadas ou transmitidas. O Conhecimento Matemático não se constitui num conjunto de fatos a serem memorizados. Aprender números é mais que contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número.

1ª fase - nível I
A conservação das quantidades e a invariância dos conjuntos;
A invariância das quantidades contínuas;
A conservação das quantidades descontínuas e suas relações com a correspondência biunívoca e recíproca.

2ª fase - nível II
A correspondência termo a termo. Cardinal e ordinal;
A correspondência provocada e a equivalência das coleções correspondentes;
A correspondência espontânea e a determinação do valor cardinal dos conjuntos;
A seriação, a similitude qualitativa e a correspondência ordinal;
A ordenação e a cardinação.

3ª fase - nível III
As composições aditivas e multiplicativas;
A composição aditiva das classes e as relações da classe e do número;
A composição aditiva dos números e as relações aritméticas de parte para o todo;
A coordenação das relações de equivalência e a composição multiplicativa dos números;
As composições aditivas e multiplicativas das relações e igualmente das diferenças.

Para usar como referência: 
SOUZA NEVES, Regiane. Desenvolvimento educacional: um olhar psicopedagógico para os problemas de aprendizagem.  Souza & Neves Edições. 2ª edição. São Paulo, 2017

Dra. Regiane Souza Neves - Tenho 42 anos, estou casada com o Jornalista Marcelo Neves há 20 anos, mãe de Bruno 18 anos e Allan 17 anos. Sou doutora e mestra em psicanálise, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, especialista em educação, inclusão, legislação educacional, saúde mental e ciências políticas. Técnica em magistério público e comunicação social. Atuo há 25 anos na área da educação onde fui auxiliar de sala, professora, coordenadora e diretora, sendo que nesta última função permaneci por 19 anos. Também atuo há 10 anos na área de psicoterapia e análise comportamental e institucional. Estou devidamente cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para atuar como Perita Judicial e Extrajudicial, nas minhas áreas de conhecimento técnico-científico. Atualmente, coordeno e ministro aulas em programas de pós-graduação e, além de atender clinicamente como psicopedagoga, psicanalista e orientadora vocacional, também realizo consultoria educacional para várias instituições. Tenho 11 livros publicados com 56 selos de recomendações de importantes instituições. Realizo palestras, treinamentos, cursos, workshops, seminários, colóquios, conferências, mesas redondas e congressos. Desde 2013, sou mantenedora e diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano. Fui presidente nacional da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação, no período de 2013 à 2018. Dedico-me a causas sociais e me tornei Embaixadora no Brasil de uma campanha mundial, durante o período de 2015 à 2018. Desde 1998, trabalho com empoderamento feminino através de ações afirmativas, fomento de políticas públicas e formação política para mulheres, sou Cofundadora e Coordenadora Geral do Movimento Mulher Conquista Osasco. Durante o período de 2012 à 2018, fui membro do Fórum Nacional de Políticas Públicas para Mulheres e, membro do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos da Presidência da República. Recebi 25 prêmios e homenagens nacionais e internacionais.

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