Agradecemos por seguir este blog. Você é o seguidor de número:

O olhar sistêmico da psicopedagogia


O trabalho psicopedagógico se propõe a humanizar a realidade apresentada pela queixa e as situações de fracasso escolar tanto pela dificuldade de aprendizagem quanto pelo problema de comportamento. Principalmente dando voz à criança/adolescente, potencializando suas habilidades de forma positiva, traçando metas, estabelecendo regras e limites, buscando através do processo de análise/intervenção uma compreensão de como ela/ele atua em seu singular percurso de aprendizagem, sua forma de interagir nos ambientes familiar e escolar. Reorganizando mentalmente seus elementos subjetivos, afetivos, orgânicos, emocionais e psíquicos.

A Psicopedagogia com um olhar sistêmico retira da criança/adolescente a total responsabilidade da sua dificuldade e do seu problema de comportamento redistribuindo o foco para todos que fazem parte de uma rede, de um sistema em que estão inseridos família, escola e contexto social.

O psicopedagogo vai olhar para a escola como um sistema, em que todos se influenciam mutuamente. Também olhará para a família que é a principal rede de influência a ser investigada no processo de intervenção psicopedagógica. Sendo assim, escola e família serão orientadas de como agir nas dificuldades. Inicialmente, ambas receberão orientações simples, para com o decorrer do processo de intervenção ser possível estabelecer orientações mais complexas para a devida reorganização destes sistemas.

Um dos objetivos da abordagem sistêmica é a busca de equilíbrio entre as redes envolvidas (escola, família, igreja, comunidade etc) buscando integração de um sistema composto de várias unidades que compõe o ambiente onde a criança/adolescente está inserida/inserido e que naturalmente exercem influência na construção das dificuldades de aprendizagem e dos problemas de comportamento.

Lembrando sempre, que muitas vezes um comportamento negativo da criança/adolescente está voltado à algum sentimento reprimido, aquele sentimento que é difícil de expressar ou inclusive, pode fazer parte de um conjunto de diversos sentimentos que ela/ele mesmo não consegue entender, tais como: insegurança, medo do futuro, baixa autoestima, ansiedade, rejeição ou exclusão social do grupo de colegas entre outros. 

Enfim, se você acha que seu filho/filha ou aluno/aluna precisa de um olhar profissional para identificar suas necessidades, encaminhe-o/encaminhe-a ao atendimento psicopedagógico. 

Agende uma consulta pelo Whatsapp 11 93215-1900. Consultório em Osasco: Rua Melvin Jones, 143 - Centro (próximo CPTM). Obs: também temos outros endereços.

Consultas á partir de: R$ 100,00 para crianças e adolescentes / R$ 120,00 para adultos.

Dra. Regiane Souza Neves - Tenho 42 anos, estou casada com o Jornalista Marcelo Neves há 20 anos, mãe de Bruno 18 anos e Allan 17 anos. Sou doutora e mestra em psicanálise, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, especialista em educação, inclusão, legislação educacional, saúde mental e ciências políticas. Técnica em magistério público e comunicação social. Atuo há 25 anos na área da educação onde fui auxiliar de sala, professora, coordenadora e diretora, sendo que nesta última função permaneci por 19 anos. Também atuo há 10 anos na área de psicoterapia e análise comportamental e institucional. Estou devidamente cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para atuar como Perita Judicial e Extrajudicial, nas minhas áreas de conhecimento técnico-científico. Atualmente, coordeno e ministro aulas em programas de pós-graduação e, além de atender clinicamente como psicopedagoga, psicanalista e orientadora vocacional, também realizo consultoria educacional para várias instituições. Tenho 11 livros publicados com 56 selos de recomendações de importantes instituições. Realizo palestras, treinamentos, cursos, workshops, seminários, colóquios, conferências, mesas redondas e congressos. Desde 2013, sou mantenedora e diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano. Fui presidente nacional da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação, no período de 2013 à 2018. Dedico-me a causas sociais e me tornei Embaixadora no Brasil de uma campanha mundial, durante o período de 2015 à 2018. Desde 1998, trabalho com empoderamento feminino através de ações afirmativas, fomento de políticas públicas e formação política para mulheres, sou Cofundadora e Coordenadora Geral do Movimento Mulher Conquista Osasco. Durante o período de 2012 à 2018, fui membro do Fórum Nacional de Políticas Públicas para Mulheres e, membro do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos da Presidência da República. Recebi 25 prêmios e homenagens nacionais e internacionais.

Unidade de atendimento em Osasco - Smart Place Coworking - Rua Melvin Jones, 143 - Centro

Unidade de atendimento em Osasco - Smart Place Coworking - Rua Melvin Jones, 143 - Centro

Unidade de atendimento em Alphaville - Your Office - Alameda Araguaia, 933 - Edifício Enterprise

Unidade de atendimento em Alphaville - Your Office - Alameda Araguaia, 933 - Edifício Enterprise

Unidade de atendimento em São Paulo - Espaço Grecco - Vila Madalena - Rua Paulistânia, 90

Unidade de atendimento em São Paulo - Espaço Grecco - Vila Madalena - Rua Paulistânia, 90
Também atendo nas unidades: Fradique Coutinho - Rua Artur de Azevedo, 1212 / Faria Lima - Rua Claudio Soares, 72