Pericias


PERÍCIA JUDICIAL e EXTRAJUDICIAL

Perito é a pessoa que declara ante um tribunal e que detém a característica particular de possuir conhecimentos técnicos em determinada ciência, arte ou ofício, os quais lhe permite emitir opiniões sobre materiais relevantes para a resolução de um juízo. O perito judicial atua nas varas da Justiça Federal, Estadual e na Justiça do Trabalho.

O perito entra em ação toda vez em que uma perícia for solicitada por uma das partes interessadas ou no entendimento do juízo, caso o processo não apresente os elementos suficientes capazes de convencer e, em decorrência disto, levar a um julgamento justo. A perícia judicial objetiva levar até os autos provas materiais ou científicas (para provar a veracidade de situações, coisas e fatos) conseguidas através de procedimentos como exame; vistoria; indagação; investigação; arbitramento; mensuração; avaliação e certificação. Assim, o perito esclarece os efeitos de determinado fato e o juiz fixa os efeitos de direito. O laudo pericial é redigido pelo próprio perito.

PERÍCIA JUDICIAL

A perícia é realizada por requisição formal de instituição, pública ou privada, ou de pessoa jurídica. Seus resultados são apresentados por meio de parecer sucinto, apenas com respostas aos quesitos formulados, ou de laudo técnico com exposição detalhada dos elementos investigados, sua análise e fundamentação técnica-científica das conclusões, além da resposta aos quesitos formulados. Ocorre no âmbito da justiça, em diferentes tipos de ações, em que o perito para poder atuar no processo precisa ser nomeado pelo juiz. Tem seu fundamento em uma ação postulada em juízo, podendo ser determinada diretamente pelo juiz dirigente do processo ou a ele requerida pelas partes em litígio.

PERÍCIA EXTRAJUDICIAL

A perícia extrajudicial é contratada por necessidade e escolhida pelo interessado ou de forma consensual entre as partes. Na resolução de causas que provocam perdas e danos, garantia de direitos da pessoa interessada onde o conhecimento técnico-cientifico do perito pode emitir opiniões, ou em outras situações em que a presença do Poder Judiciário não é requerida, ou seja, ao contrário da perícia judicial, a perícia extrajudicial é aquela realizada fora da tutela do Poder Judiciário. Neste caso, ainda não há litígio.

A Dra. Regiane Souza Neves está devidamente cadastrada no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para realizar pericias judiciais e extrajudiciais nas seguintes áreas:

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subáreas: Docência; Gestão Escolar; Legislação Escolar; Legislação Aplicada à Inclusão e Acessibilidade; Direito Educacional Docente; Direito Educacional Discente; Licença e Funcionamento de Unidade de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia / Subáreas: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica; Dificuldades, Distúrbios e Transtornos da Aprendizagem; Análise do Desenho e Grafismo; Desenvolvimento Intelectual, Linguístico e Psicomotor; Orientação Vocacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicanálise / Subáreas: Análise do Comportamento; Análise Institucional; Análise Familiar; Constelação Sistêmica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Desenvolvimento Humano / Subáreas: Políticas Públicas e Sociais; Mulheres; Infância e Adolescência; Idosos; Pessoas com Deficiência.

Contato pelo Whatsapp: 11 95973-6360

Mais de 20 mil pessoas já participaram das palestras da Dra. Regiane Souza Neves

Mais de 20 mil pessoas já participaram das palestras da Dra. Regiane Souza Neves
clique na imagem e acesse mais informações

Clique na imagem para conhecer o CEADEH Centro de Estudos Avançados Profª Dra. Regiane Souza Neves

Agenda de final de ano:

Agenda de final de ano: