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O que é o Método ABA ou Abordagem ABA?



A análise do comportamento aplicada, ou ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) é a ciência aplicada ao estudo, análise e intervenção comportamental. É uma abordagem usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo. Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos. As técnicas de modificação comportamental têm se mostrado bastante eficazes no tratamento. Para o analista do comportamento ser terapeuta significa atuar como educador, uma vez que o tratamento envolve um processo abrangente e estruturado de ensino-aprendizagem ou reaprendizagem.

Em conjunto com o trabalho terapêutico, os pais e profissionais que lidam com as crianças devem receber treinamento em análise do comportamento, tornando-se hábeis na produção e manutenção de comportamentos adequados e nas técnicas para redução de frequência dos comportamentos inadequados, além de se tornarem aptos a avaliar o desenvolvimento da criança passo a passo. Caso a criança frequente a escola, acompanha-se seu comportamento no ambiente acadêmico, favorecendo uma mudança mais rápida.

Favorece na aquisição de habilidades funcionais de vida, habilidades de autocontrole, habilidades de comunicação e habilidades sociais. Sendo assim, ABA é uma abordagem terapêutica comportamental de grande eficácia. No entanto, aconselha-se a sua aplicação apenas por profissionais que tenham formação ou habilitação específica em ABA.

Independente da nomenclatura usada seja método , técnica ou abordagem, o ABA pode ser utilizado tanto no consultório, clínica, escola ou pela família, desde que tenham habilitação ou as orientações necessárias para o uso, recursos e resultados efetivos.

ABA é uma prática baseada em evidência que agrega o melhor conhecimento científico, com a experiência clínica do profissional que faz uso e a escolha do paciente, resultando em uma maior resolutividade na assistência em saúde mental. 

Prof. Dra. Regiane Souza Neves - Atua há 26 anos na área da educação onde foi professora, coordenadora pedagógica e diretora, sendo que nesta última função permaneceu por 15 anos como diretora na educação básica e está há 7 anos como diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano (escola de formação continuada para educadores). Também atua há 11 anos em clínica como neuropsicopedagoga, neuropsicologa, psicopedagoga, psicomotricista e psicanalista, onde realiza diagnósticos para transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD entre outros. Há 20 anos atua em estudos e desenvolvimento de políticas públicas.