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O diagnóstico psicopedagógico e as modalidades de aprendizagem



Você já parou pra pensar de que forma você aprende?

Algumas pessoas aprendem melhor lendo, outras assistindo, outras fazendo, enfim, cada um de nós apresenta uma forma particular para aprender. Isso significa que cada um de nós tem sua modalidade de aprendizagem individual, que oferece uma maneira própria de aproximar-se do que precisamos aprender. A modalidade de aprendizagem é construída desde o nascimento do indivíduo, através da qual ele enfrenta com angústia as situações de aprender e não aprender.

O objeto de aprendizagem/conhecimento, faz parte de um conjunto de "coisas" que estamos dispostos a aprender, pode ser um conteúdo escolar, dirigir, andar de bicicleta, cozinhar e muito mais. Muitos pacientes, chegam ao consultório psicopedagógico por motivos de dificuldades para aprender, com queixas de hiperatividade, dislexia, déficit de atenção etc. No entanto, nem todos tem, realmente, estes diagnósticos, pois as modalidades de aprendizagem de alguns destes pacientes é confundida com outros tipos de problemas de aprendizagem e comportamento.

Todo profissional de psicopedagogia, realiza o procedimento de diagnóstico que pode durar de 07 a 10 sessões. Assim que obtiver toda a análise dos testes realizados durante este processo, o profissional em reunião com os pais e até possivelmente com a escola, entrega o seu laudo psicopedagógico baseado na modalidade de aprendizagem apresentada pelo paciente, na sequencia é explicado o prognóstico e assim, se dá inicio a intervenção psicopedagógica. A evolução do paciente, bem como o tempo de tratamento, depende da causa e do tipo de problema diagnosticado no processo de avaliação. 

A maioria dos educadores em nosso país, assim como a maioria das nossas escolas tem seus projetos educacionais baseados na epistemologia genética de Jean Piaget, que refere-se as fases do desenvolvimento infantil relacionado ao nível cognitivo em cada fase da vida. A Psicopedagogia volta seu olhar para o modo como o sujeito aprende, portanto, aprofunda o estudo do processo de adaptação formulado por Piaget. Podemos dizer que a adaptação é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação do objeto de aprendizagem, ou seja, assimilação é o processo de adaptação pelo qual os elementos do meio são alterados para serem incorporados pelo sujeito e acomodação consiste em adaptar-se para que ocorra a internalização do objeto transformado. Por isso, o psicopedagogo é o profissional mais indicado para diagnosticar e intervir nas dificuldades escolares e também em outras fases da vida, sempre referindo-se a questão de como o sujeito aprende. 

O conceito de Modalidade de Aprendizagem, foi dado por Alicia Fernandez (1991), e segundo Sara Pain (1986), as modalidades de aprendizagem do indivíduo, por sua vez, dependem das modalidades de inteligência. Pain considera que os referidos movimentos piagetianos, quando passam por vínculos negativos, desenvolvem uma hiper e/ou hipoacomodação, ou uma hiper e/ou hipoassimilação, que construirão, no sujeito, modalidades de inteligência patológica. 

O trabalho do psicopedagogo é justamente intervir nestas modalidades patológicas de aprendizagem com um planejamento terapêutico e não didático, ou seja, o espaço transicional da terapia psicopedagógica é de estímulos que possam desenvolver habilidades e potencializar as estruturas cognitivas para aquilo que já se aprendeu. O psicopedagogo pode construir junto com seu paciente prontidão para adquirir os conhecimentos específicos, pode inclusive, alfabetizar e criar condições para aprendizagem da matemática e outras disciplinas. No entanto, o trabalho psicopedagógico não pode e não deve ser confundido com o trabalho de um professor de reforço escolar. Tanto o psicopedagogo quanto o professor particular são importantes no auxilio educacional daqueles que tem dificuldades escolares, porém o psicopedagogo trabalha mais profundamente auxiliando o individuo a sair de um estado patológico para um estado saudável de aprendizagem humana.

O psicopedagogo deverá considerar que é sempre importante realizar a anamnese com os pais e se possível uma reunião na escola para conhecer professores e coordenação. Os resultados com a intervenção psicopedagógica não é algo mágico, é necessário o esforço de todos os envolvidos, além de muita paciência e total dedicação é necessário confiança no trabalho que esta sendo desenvolvido, por isso a comunicação entre todos é a chave para o sucesso do tratamento. Além disso, o processo ensino-aprendizagem é sempre um caminho de via dupla. As modalidades de aprendizagem que interferem neste processo dizem respeito não exclusivamente ao aprendente (paciente), mas também ao ensinante (professores, pais, psicopedagogo). Isso nos leva a refletir na nossa própria modalidade de aprendizagem, uma vez que ela poderá construir uma modalidade de ensinamento geradora de outras modalidades de aprendizagem patológicas, ou seja, a nossa modalidade em particular pode estar contribuindo para as dificuldades dos nossos filhos, alunos, pacientes... Reflita!

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Dra. Regiane Souza Neves - Tenho 42 anos, estou casada com o Jornalista Marcelo Neves há 20 anos, mãe de Bruno 18 anos e Allan 17 anos. Sou doutora e mestra em psicanálise, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, especialista em educação, inclusão, legislação educacional, saúde mental e ciências políticas. Técnica em magistério público e comunicação social. Atuo há 25 anos na área da educação onde fui auxiliar de sala, professora, coordenadora e diretora, sendo que nesta última função permaneci por 19 anos. Também atuo há 10 anos na área de psicoterapia e análise comportamental e institucional. Estou devidamente cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para atuar como Perita Judicial e Extrajudicial, nas minhas áreas de conhecimento técnico-científico. Atualmente, coordeno e ministro aulas em programas de pós-graduação e, além de atender clinicamente como psicopedagoga, psicanalista e orientadora vocacional, também realizo consultoria educacional para várias instituições. Tenho 11 livros publicados com 56 selos de recomendações de importantes instituições. Realizo palestras, treinamentos, cursos, workshops, seminários, colóquios, conferências, mesas redondas e congressos. Desde 2013, sou mantenedora e diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano. Fui presidente nacional da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação, no período de 2013 à 2018. Dedico-me a causas sociais e me tornei Embaixadora no Brasil de uma campanha mundial, durante o período de 2015 à 2018. Desde 1998, trabalho com empoderamento feminino através de ações afirmativas, fomento de políticas públicas e formação política para mulheres, sou Cofundadora e Coordenadora Geral do Movimento Mulher Conquista Osasco. Durante o período de 2012 à 2018, fui membro do Fórum Nacional de Políticas Públicas para Mulheres e, membro do Fórum Nacional de Mulheres de Partidos Políticos da Presidência da República. Recebi 25 prêmios e homenagens nacionais e internacionais.


Especialista em atendimento psicopedagógico e neuropsicopedagógico para crianças e adolescentes.

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Especialista em atendimento psicanalítico terapêutico para adultos.

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Unidade de atendimento em Osasco - Rua Melvin Jones, 143 - Centro

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Unidade de atendimento em Alphaville - Alameda Araguaia, 933 - Edifício Enterprise

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Unidade de atendimento em São Paulo - Vila Madalena - Rua Paulistânia, 90

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