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A escola encaminhou meu filho ao psicopedagogo. Por quê???


Seu filho está tendo problemas na escola, se queixa na hora das atividades e lições de casa e tem dificuldades para entender o conteúdo passado pelos professores? Seu filho apresenta problemas nos aspectos emocionais, cognitivos e sociais que interferem nas atividades escolares?

Calma!!! Você não é a única pessoa a passar por isso. 

Pra inicio de conversa, é necessário em primeiro lugar compreendermos que cada criança tem seu tempo e que sua maturidade cognitiva (inteligência) será desenvolvida tanto quanto de qualquer outra criança. No entanto, também é necessário identificarmos quais são os bloqueios que estão impedindo que sua criança aprenda no tempo certo. 

Não há nada mais frustrante para o professor e angustiante para os pais do que se defrontar com a situação de algumas crianças que não aprendem a ler, a escrever, a calcular e realizar demais atividades no mesmo ritmo que outras. Normalmente, as crianças ou adolescentes são encaminhadas ao psicopedagogo quando apresentam dificuldades de aprendizagem. O atendimento psicopedagógico é importante por ser o primeiro encaminhamento que deverá ser feito pela escola, pois através dele haverá um diagnóstico e se houver necessidade o psicopedagogo realizará o tratamento adequado ou encaminhamento aos demais profissionais da área da saúde ou educação.

O trabalho psicopedagógico com crianças e adolescentes em idade escolar desenvolve potencialidades e aperfeiçoa as habilidades e aprendizagens. Inicialmente, é realizada a avaliação psicopedagógica, necessária para o psicopedagogo detectar os problemas de aprendizagem apresentados pelo paciente, bem como identificar suas causas, considerando os múltiplos fatores envolvidos no processo de aprendizagem. Durante a análise são utilizados procedimentos e testes projetivos, cognitivos, psicomotores, linguísticos entre outros. Além da anamnese que é realizada com os pais, também pode ser possível uma visita à escola. Após o período que chamamos de "diagnóstico psicopedagógico" elabora-se, então, o laudo psicopedagógico em duas ou mais vias. Se confirmada a hipótese de dificuldade, distúrbio ou transtorno de aprendizagem, um plano de trabalho, que chamamos de prognóstico, para tratamento psicopedagógico é elaborado e discutido com os pais. A partir daí se dá início ao que chamamos de "intervenção psicopedagógica". 

A evolução do paciente, bem como o tempo de tratamento, depende da causa e do tipo de problema diagnosticado no processo de avaliação. Seja qual for o caso, a intervenção psicopedagógica clínica visa à reabilitação do paciente, de modo que ele atinja o mais alto nível funcional possível, fazendo uso de suas potencialidades para minimizar o impacto de suas dificuldades e, desta forma, melhorar seu desempenho escolar, saindo de um estado patológico para um estado saudável de aprendizagem. 

Para os adolescentes ou jovens, o trabalho psicopedagógico pode ir além do atendimento em suas dificuldades de aprendizagem, sendo também muito significativo em orientação vocacional, pois ajuda na construção de autoconhecimento, a busca da identidade ocupacional e o projeto de vida. A orientação nesta etapa da vida pode ser muito importante, uma vez que muitos dos atendidos não têm objetivos pré-definidos, podendo desviar-se de planos e projetos para o futuro.

Enfim, espero ter colaborado com algumas de suas dúvidas. Se você se interessou sobre o assunto ou quer entender melhor as dificuldades do seu filho ou aluno, entre em contato e agende uma sessão de orientação. Para profissionais da psicopedagogia que necessitam de auxilio para diagnóstico e intervenção adequada, realizo supervisão nos seus atendimentos. 

Agende uma consulta com a Dra. Regiane pelo Whatsapp 11 93215-1900. Consultórios em Osasco, São Paulo e Alphaville.

Consultas à partir de: R$ 100,00 para crianças e adolescentes / R$ 120,00 para adultos. Supervisão para profissionais à partir de: R$ 150,00.

Dra. Regiane Souza Neves - Tem 42 anos, é casada com o Jornalista Marcelo Neves há 20 anos, mãe de Bruno 18 anos e Allan 17 anos. É doutora e mestra em psicanálise; psicopedagoga e neuropsicopedagoga; psicomotricista; neuropsicóloga; orientadora vocacional; especialista em educação, inclusão, legislação educacional, saúde mental e políticas públicas. Técnica em magistério público e comunicação social. Atua há 25 anos na área da educação onde foi auxiliar de sala, professora, coordenadora e diretora, sendo que nesta última função permaneceu por 19 anos. Também atua há 10 anos na área de psicoterapia e análise comportamental e institucional. Está devidamente cadastrada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para atuar como Perita Judicial e Extrajudicial, nas suas áreas de conhecimento técnico-científico. Atualmente, coordena e ministra aulas em programas de pós-graduação e, além de atender clinicamente, também realiza consultoria educacional para várias instituições de ensino e órgãos públicos. Tem 11 livros publicados com 56 selos de recomendações de importantes instituições. Realiza palestras, treinamentos, cursos, workshops, seminários, colóquios, conferências, mesas redondas e congressos. Desde 2013, é mantenedora e diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano. Foi presidente nacional da ABRAPEE Associação Brasileira de Profissionais e Especialistas em Educação, no período de 2013 à 2018. Dedica-se a causas sociais e se tornou Embaixadora no Brasil de uma campanha mundial, durante o período de 2015 à 2018. Recebeu 27 prêmios e homenagens nacionais e internacionais.

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