Agradecemos por seguir este blog. Você é o seguidor de número:

FALTA DE BIBLIOTECAS E LABORATÓRIOS PRECARIZAM AINDA MAIS A QUALIDADE DO ENSINO

Por ser período eleitoral, tem muito político por aí estufando o peito pra falar que defende a EDUCAÇÃO, mas não sabe nem o que dizer sobre o assunto

Entre as escolas municipais, que concentram 71,5% do total de instituições de educação infantil, somente 29,7% têm biblioteca ou sala de leitura.

No ensino fundamental, apenas 54,3% têm bilbioteca ou sala de leitura. O quadro é ainda pior no que diz respeito à existência de laboratório de ciências. O aparato é realidade somente para 11,5% das instituições. E somente 41,2% delas têm quadra de esportes.

A estrutura do ensino médio é um pouco melhor. Na etapa, 88% das instituições têm biblioteca ou sala de leitura. O número de laboratórios nessa rede também é maior: 45,4% das escolas têm a estrutura. Há quadras em 76,9% das escolas dessa rede. Porém, nem todas as escolas disponibilizam seus espaços aos alunos.

Sabemos que atualmente, são muitos os estudantes que fazem uso de internet e demais tecnologias para estudos e pesquisas, no entanto, vale lembrar que a maioria não possui equipamentos para tal finalidade e que as bibliotecas e laboratórios ainda tem a missão de desenvolvimento educacional, científico e cultural, muitos estudantes, inclusive, precisam utilizar destes espaços para fazer tarefas e estudar para provas, justamente por não terem condições de fazê-los em suas casas.

Além das bibliotecas mantidas em espaços escolares, temos também as bibliotecas públicas, que ainda são muito frequentadas por estudantes e demais usuários, justamente pela condição de poder utilizar internet e o seu acervo de livros (atualizados ou não), que com toda certeza ainda contribuem com a formação intelectual das pessoas. Porém, infelizmente, estes equipamentos públicos de uso coletivo são esquecidos pelo poder público e por aqueles que deveriam fiscalizar sua atividade. Não tendo investimento em infraestrutura e muito menos em acervo literário, científico e tecnológico acabam não desenvolvendo potencialmente a comunidade.

É ridículo ouvir, de políticos, que as pessoas só utilizam de internet pra ler e estudar e, que as bibliotecas se tornaram obsoletas. Em meu escritório sempre tive uma biblioteca comunitária, com mais de 2000 livros, que eram emprestados para pessoas que vinham ao escritório justamente para pegar um livro, depois devolviam e pegavam outro, além de recebermos sempre livros doados das pessoas que achavam importante aquela iniciativa. Diariamente tínhamos diversas pessoas que faziam uso deste espaço organizado justamente para isso com estantes, poltronas, café e um enorme carinho em poder contribuir com a leitura de alguém.

Veja as fotos da biblioteca comunitária no meu escritório.







Clique na imagem e conheça a Plataforma CEADEH

Clique na imagem e acesse o site do CEADEH para saber mais.

Brincar é mais sério do que se imagina

Brincar é mais sério do que se imagina

TDAH

TDAH

DISLEXIA e DISCALCULIA

DISLEXIA e DISCALCULIA

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO