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O olhar sistêmico da psicopedagogia


O trabalho psicopedagógico se propõe a humanizar a realidade apresentada pela queixa e as situações de fracasso escolar tanto pela dificuldade de aprendizagem quanto pelo problema de comportamento. Principalmente dando voz à criança/adolescente, potencializando suas habilidades de forma positiva, traçando metas, estabelecendo regras e limites, buscando através do processo de análise/intervenção uma compreensão de como ela/ele atua em seu singular percurso de aprendizagem, sua forma de interagir nos ambientes familiar e escolar. Reorganizando mentalmente seus elementos subjetivos, afetivos, orgânicos, emocionais e psíquicos.

A Psicopedagogia com um olhar sistêmico retira da criança/adolescente a total responsabilidade da sua dificuldade e do seu problema de comportamento redistribuindo o foco para todos que fazem parte de uma rede, de um sistema em que estão inseridos família, escola e contexto social.

O psicopedagogo vai olhar para a escola como um sistema, em que todos se influenciam mutuamente. Também olhará para a família que é a principal rede de influência a ser investigada no processo de intervenção psicopedagógica. Sendo assim, escola e família serão orientadas de como agir nas dificuldades. Inicialmente, ambas receberão orientações simples, para com o decorrer do processo de intervenção ser possível estabelecer orientações mais complexas para a devida reorganização destes sistemas.

Um dos objetivos da abordagem sistêmica é a busca de equilíbrio entre as redes envolvidas (escola, família, igreja, comunidade etc) buscando integração de um sistema composto de várias unidades que compõe o ambiente onde a criança/adolescente está inserida/inserido e que naturalmente exercem influência na construção das dificuldades de aprendizagem e dos problemas de comportamento.

Lembrando sempre, que muitas vezes um comportamento negativo da criança/adolescente está voltado à algum sentimento reprimido, aquele sentimento que é difícil de expressar ou inclusive, pode fazer parte de um conjunto de diversos sentimentos que ela/ele mesmo não consegue entender, tais como: insegurança, medo do futuro, baixa autoestima, ansiedade, rejeição ou exclusão social do grupo de colegas entre outros. 

Enfim, espero ter colaborado com algumas de suas dúvidas. Se você se interessou sobre o assunto ou quer entender melhor as dificuldades do seu filho ou aluno, entre em contato e agende uma sessão de orientação. Para profissionais da psicopedagogia que necessitam de auxilio para diagnóstico e intervenção adequada, realizo supervisão nos seus atendimentos. 

Você pode usar esse texto em seu trabalho acadêmico de graduação ou pós-graduação, desde que utilize a seguinte referência, pois o mesmo possui direitos autorais:  
SOUZA NEVES, Regiane. Desenvolvimento educacional: um olhar psicopedagógico para os problemas de aprendizagem.  Clube de Autores. 2ª edição. São Paulo, 2017

Dra. Regiane Souza Neves
- Psicoterapêuta
- Neuropsicopedagoga
- Neuropsicóloga
- Psicopedagoga
- Psicanalista
- Psicomotricista
- Orientadora Vocacional e Profissional
- Diagnóstico e intervenção para os problemas emocionais, cognitivos e sociais que interferem na aprendizagem e comportamento

  • Consultórios em Osasco, Alphaville e São Paulo. Atendimento com hora marcada para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Não atendo convênios e não realizo atendimento on-line. Whatsapp 11 95973-6360. 
  • Consultas à partir de R$ 100,00 para crianças e adolescentes - R$ 120,00 para adultos e idosos.

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