Quantidade de pessoas que seguem este blog:

Seja um seguidor deste blog (preencha com seu e-mail)

O espaço terapêutico através da Psicanálise


A sessão de Psicanálise é a porta de saída a diversos sinais que rodeiam nossas vidas. Por meio dela, podemos buscar esclarecimentos para entendermos melhor quem somos e como podemos agir. Isso permite uma gradual melhora em nossa perspectiva e em como podemos viver de maneira mais adequada.

Avaliando os benefícios a serem conseguidos, vale muito a pena recorrer a uma sessão de Psicanálise. O investimento financeiro e de tempo resulta em uma escalada a uma vida mais plena e feliz. Assim, com isso, pode explorar o máximo de suas capacidades sem que se limite completamente.

A ideia é que o paciente possa se deparar com as raízes de seu comportamento dentro do presente. Uma sessão de Psicanálise visa mostrar como as atitudes que apresenta no momento se originaram no passado. Por mais que, na época, não tivesse demonstrado grandes mudanças, eventos delicados ajudaram a construir rachaduras em sua mente.

É justamente dessas rachaduras que escapam os impulsos e ações involuntárias, em geral, destrutivas. Durante a sessão, o indivíduo pode perceber o quanto seus passos até aqui prejudicam um avanço mais construtivo. Por meio da ajuda psicanalítica, enxergará os caminhos que tomou, avaliando suas consequências ou qualquer avanço.

Cabe ressaltar que a psicoterapia se trata de um trabalho delicado e não é imediato. Com isso, diversas sessões podem ser recomendadas para acompanhar os avanços no paciente. Este, por sua vez, tem onde externar sua angústia e buscar orientação em relação a ela. No fim, se trata de um trabalho de reconstrução de sua imagem para si mesmo.

O principal questionamento de muitas pessoas é o que a sessão de Psicanálise pode trazer de bom. A ida a um terapeuta leva ao AUTOCONHECIMENTO, MUDANÇA DE PERSPECTIVAS E RESPOSTAS POSITIVAS AOS PROBLEMAS.

Terapia não é apenas para quem sofre com depressão, ansiedade, fobias, entre outros problemas, a terapia também é muito importante para quem quer se conhecer e olhar para sua vida por outros ângulos, outras perspectivas.

Prof. Dra. Regiane Souza Neves - Atua há 26 anos na área da educação onde foi professora, coordenadora pedagógica e diretora, sendo que nesta última função permaneceu por 15 anos como diretora na educação básica e está há 7 anos como diretora do CEADEH Centro de Estudos Avançados em Desenvolvimento Educacional e Humano (escola de formação continuada para educadores). Também atua há 11 anos em clínica como neuropsicopedagoga, neuropsicologa, psicopedagoga, psicomotricista e psicanalista, onde realiza diagnósticos para transtornos do neurodesenvolvimento como TEA, TDAH, TOD entre outros. Há 20 anos atua em estudos e desenvolvimento de políticas públicas.